quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Vossa Excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar." - disse o Ministro Joaquim Barbosa

E não foi a primeira vez.

Geralmente aquele que se irresigna contra a arrogância, o abuso do poder e a impáfia é que está certo, mas é tido como medíocre ou desertor por não fazer parte do conchavo. Isso é o que aparenta estar acontecendo no STF.

É a "tradicional gentileza e lhaneza" do Ministro Gilmar Mendes.

Para entender o que disse o Ministro Joaquim Barbosa, veja essa reportagem da CartaCapital.

"Nos rincões dos Mendes

Existe um lugar, nas entranhas do Centro-Oeste, onde a vetusta imagem do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, nada tem a ver com aquela que lhe é tão cara, de paladino dos valores republicanos, guardião do Estado de Direito, diligente defensor da democracia contra a permanente ameaça de um suposto – e providencial – “Estado policial”. Em Diamantino, a 208 quilômetros de Cuiabá, em Mato Grosso, o ministro é a parte mais visível de uma oligarquia nascida à sombra da ditadura militar (1964-1985), mas derrotada, nas eleições passadas, depois de mais de duas décadas de dominação política.

O atual prefeito de Diamantino, o veterinário Francisco Ferreira Mendes Júnior, de 50 anos, é o irmão caçula de Gilmar Mendes. Por oito anos, ao longo de dois mandatos, Chico Mendes, como é conhecido desde menino, conseguiu manter-se na prefeitura, graças à influência política do irmão famoso. Nas campanhas de 2000 e 2004, Gilmar Mendes, primeiro como advogado-geral da União do governo Fernando Henrique Cardoso e, depois, como ministro do STF, atuou ostensivamente para eleger o irmão. Para tal, levou a Diamantino ministros para inaugurar obras e lançar programas, além de circular pelos bairros da cidade, cercado de seguranças, a pedir votos para o irmão-candidato e, eventualmente, bater boca com a oposição."

Veja na íntegra.

Um comentário:

  1. "Saia à rua Ministro Gilmar... V. Exa. não está na rua não,V. Exa. está na mídia, destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro".

    Pelo menos alguém o enfrenta, sem medo do repúdio. Foi fantástico ver o Ministro Gilmar Dantas (segundo Noblat), gaguejar retrucando o colega.

    Minha vontade é criar uma comunidade no Orkut: "Sou fã do Min. Joquim Barbosa".

    ResponderExcluir